Casamento não é para você

by Elis Alves posted 07/11/2013 category Inspiração, Relacionamentos

Por Seth Adam Smith
Traduzido por Elis W. Alves

Rafa&Bruno-Noivado-45s

Casei somente há um ano e meio atrás e recentemente chequei a conclusão de que o casamento não é para mim.

Agora, antes que você comece a tirar conclusões, continue lendo.

Conheci minha esposa no segundo grau, quando ambos tínhamos 15 anos de idade. Fomos amigos por 10 anos até… até que decidimos que não queríamos ser somente amigos. 🙂 Recomendo que melhores amigos se apaixonem. Será bom para todos os envolvidos.

De qualquer forma, me apaixonar por minha melhor amiga não me impediu de ter certos medos e ansiedades sobre nos casarmos. Quanto mais perto chegava a data do nosso casamento, mais eu me via paralizado pelo medo. Será que eu estava pronto? Será que estava tomando a decisão certa? Será que a Kim era a pessoa certa para casar? Será que ela me faria feliz?

Então, em uma noite fatídica, compartilhei meus medos e preocupações com meu pai.

Existem certos momentos em nossas vidas em que parece que o tempo e o ar á nossa volta param e tudo se concentra naquele minuto, naquela situação, marcando-o como um momento que nunca mais esqueceremos.

Foi assim quando meu pai me respondeu. Com um sorriso de quem sabe o que está falando ele me disse: “Seth, você está sendo completamente egoísta. Então vou explicar de um jeito bem simples: casamento não é pra você. Você não se casa para fazer a si mesmo feliz, você casa para fazer outra pessoa feliz. Mais do que isto, seu casamento não é para você mesmo, você se casa com uma família. E não só pelos seus sogro/sogra, cunhados/cunhadas e toda aquela coisa, mas por seus futuros filhos. Quem você quer que te ajude a criá-los? Por quem quer que sejam influenciados? Casamento não é para você. Você não é o ponto central. O ponto mais importante do casamento é a pessoa com que você se casa.

Naquele momento eu sabia que a Kim era a pessoa certa para mim. Eu percebi que queria fazê-la feliz; vê-la sorrir e fazê-la rir todos os dias. Eu queria ser parte da família dela, e a minha família queria que ela fosse parte da nossa. E pensando em todas as vezes em que a vi brincando com as minhas sobrinhas, eu sabia que ela era a pessoa com quem eu queria formar uma família.

O conselho do meu pai foi tão chocante quanto revelador. Ele vai contra a ‘filosofia de Walmart’ dos dias de hoje que é: se você não está feliz, leve de volta e troque por um produto novo.

Não, em um casamento verdadeiro (e no amor verdadeiro) o ponto central nunca é você e sim a pessoa que você ama: suas vontades, suas necessidades, suas esperanças. O egoísmo pergunta ‘E o que é que eu ganho com isso?’, enquanto o amor pergunta ‘O que posso te dar?’

Um tempo atrás, minha mulher me mostrou o que significa amar altruisticamente. Por meses meu coração vinha se endurecendo com uma mistura de medo e ressentimento. Depois que a pressão chegou a um ponto em que nenhum de nós aguentava mais, as emoções explodiram. Fui grosso e fui egoísta.

Mas ao invés de ser egoísta de volta, Kim fez algo incrivelmente maravilhoso: ele demonstrou amor. Deixando de lado toda a dor angústia que lhe causei, ela amorosamente me tomou em seus braços e acalmou minha alma.

Percebi então que tinha me esquecido do conselho do meu pai. Enquanto o lado da Kim no casamento tinha sido de me amar, do meu lado do casamento eu havia me tornado o ponto central. Quando percebi isto começei a chorar e prometi à minha mulher que tentaria melhorar.

Para todos que estão lendo este artigo, sejam casados, quase casados, solteiros ou até mesmo solteiros convictos – quero que saibam que o casamento não é para você. Nenhum relacionamento verdadeiro de amor é para você. O ponto principal do amor é a pessoa a quem você ama.

E paradoxalmente, quanto mais você realmente amar aquela pessoa, mais amor você recebe. E não somente do seu companheiro ou companheira, mas dos amigos e família deles e milhares de outros que você nunca conheceria se seu amor continuasse a ser egoísta.

Verdadeiramente, amor e casamento não são para você. São para os outros.

Rafa&Bruno-Noivado-15s
Artigo escrito por Seth Adam Smith, tradução por Elis Widmer Alves.

One Response to Casamento não é para você

  1. muito profundo ,interessante e algo a se pensar e fazer se todos tivessem este tipo de atitude e visão os casamentos não se acabariam por qualquer coisa.Parabéns pelo texto

Leave a Comment

Your email address will not be published.