Você é mais do que um fotógrafo
Por Jeremy Cowart – Traduzido com permissão do autor por Elis W. Alves
Há uns dias atrás eu li um artigo no blog de um dos meus fotógrafos favoritos que me inspirou muito. O cara é incrível! Super criativo, artístico, gente boa etc. Dêem uma olhada e cheque o site e o blog dele. Você sairá inspirado.
Quando li o texto que publicou pensei: ‘Tenho que compartilhar isto com mais gente!’ E graças á internet e ao facebook consegui pedir permissão para traduzir e compartilhar seu texto aqui no meu blog. Para minha enorme surpresa, ele disse que sim!
Este texto não se aplica somente á fotógrafos. Mas a qualquer um de nós que queira sair da mesmice e ser conhecido por quem verdadeiramente é. Fazer a diferença mesmo. Porque não é o que você faz que o diferencia das pessoas, mas quem você é. E isto é uma lição valiosa demais para deixarmos passar. O texto original para quem quiser ver, está aqui. E só mais um aviso: todos os links deste post estão em inglês.
Com a palavra, Jeremy Cowart:
_____________________________________________
Bom, se você ainda não sabia, eu lancei meu novo website.
Este site reflete muitas coisas que aprendi sobre websites ao longo dos anos, mas especialmente o que aprendi no ano passado. Eu costumava trabalhar como web designer mas isso é irrelevante hoje em dia, considerando a velocidade com que a internet muda. Então, estou sempre aprendendo.
Uma dessas lições veio na forma de uma recente reunião de negócios. Esse encontro mudou toda a forma como vejo a mim mesmo e à minha “marca”. A reunião foi com o diretor de arte principal de uma enorme agência publicitária. Não vou mencionar nomes, mas esse cara é o diretor criativo de uma marca global bem conhecida. É o tipo de pessoa que vê as melhores fotos do mundo diariamente. Não é fácil impressionar um cara destes.
Então lá vou eu vê-lo em seu escritório no final da tarde. Seu cansaço era visível, e parecia que estava desejando secretamente que eu fosse embora logo. Afinal, sou apenas mais um das centenas de fotógrafos com quem ele conversa por ano. Nada de especial nisso. Mas mesmo assim ele se sentou e começou a folhear meu portfolio.
Enquanto ele folheava eu até via as palavras no seu rosto: “Bom, bom, bom, boa iluminação, bom retoque, mas e daí? Vejo isso todos os dias.” Era óbvio. Ele não viu nada de impressionante.
Aqui, eu poderia facilmente ter seguido a rota normal, guardado minhas coisas, me despedido e ido embora me sentindo derrotado.
Mas decidi arriscar e mostrar a ele quem eu sou de verdade.
Perguntei: “Sei que está ocupado, mas posso mostrar umas outras coisas?” Felizmente ele concordou.
Sentei-me novamente e passei os próximos 30 minutos apresentando meu outro trabalho. O trabalho pelo qual sou mais apaixonado. Mostrei-lhe meu projeto “Vozes do Haiti”. Mostrei também “Vozes da Reconciliação” além de alguns dos meus vídeos malucos de arte. No final contei pra ele tudo sobre o Help-Portrait e como nós (a comunidade fotográfica) estamos fazendo diferença no mundo todo com nossas câmeras.
Ao fim desta segunda apresentação, deu pra ver que foi genuinamente tocado e estava até mesmo um pouco chocado. Tão emocionado ele ficou que saiu da sala e trouxe de volta alguns de seus colegas de trabalho. Ele disse: “Este é Jeremy Cowart. É um cara cheio de idéias. Ele pensa como um diretor de arte, não é apenas mais um fotógrafo com imagens bonitas. Quero trabalhar com ele.”
Uau. Mudança radical.
Minhas belas imagens são apenas belas imagens. Mas a minha mente, coração e idéias juntos são um veículo infinitamente mais poderoso do que um bom portfolio.
Essa linha de raciocínio muda tudo para mim … o meu trabalho, minha marca, meu site …
Então a questão é: “será que um website de fotografia pode ser mais do que apenas um bom portfólio?”
Sim. Pode.
Eu sou mais do que só um fotógrafo. Você também.
Muito bom texto, Elis. Que ótimo que você trouxe ao seu blog!
Amei o texto Elis!!!! Obrigada por traduzir uma pérola dessas!!!!
Muito, muito legal! Eu sou mais do que uma mãe… graças a Deus! hehehe